SINALIZAÇÃO

SINALIZAÇÃO INDUSTRIAL
SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA
SINALIZAÇÃO VIÁRIA
SINALIZAÇÃO VERTICAL
PLACAS DE TRÂNSITOS

slide-centeno-site

sinalizao_viaria_placas

placa-de-sinalizao-padro

SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA:

A sinalização de segurança é método que garante a integridade de funcionários e pessoas em vários procedimentos dentro de empresas. Elas identificam desde áreas de risco até uso de equipamentos obrigatórios.

A sinalização de segurança faz parte da comunicação visual corporativa, adotada por empresas que tem diretrizes de procedimentos rígidos, como ambiente industrial. Ela é indicada pelo setor de Segurança do Trabalho, e buscam proteger a vida dos colaboradores e visitantes de um parque industrial, por exemplo.

Além desse aspecto, utilizar placas de sinalização tem o intuito de otimizar algumas tarefas. Muitas delas te avisam a melhor forma de realizar alguns serviços, alertar e identificar.

A sinalização de segurança pode ser confeccionada por diferentes materiais:

– Adesivos

– Adesivo refletivo

– Placas de PVC

– Placa de aço ou alumínio

– Placa fotoluminescente

– Placa de obra

– Pinturas

-Sinalização Vertical

Aplicabilidades da sinalização de segurança

A maior função desse tipo de sinalização é informar. Deixar claro para quem lê, quais são os procedimentos a serem seguidos no ambiente. Criará uma padronização de como se comportar nas diferentes áreas da empresa ou canteiro de obras.

Muitas dessas regras expressas pela sinalização de segurança são determinadas por órgãos como Ministério do Trabalho. Esta instituição, por exemplo, dispões de legislação específica para algumas atividades, é conhecida como Norma Regulamentadora (NR).

Dependendo do setor que sua empresa atue poderá ter uma NR obrigatória, e precisará ser descrita numa placa de sinalização.

Como classificação, podemos dividir a sinalização de segurança em:

Sinais de obrigação – Ex.: informam que no ambiente é obrigatório o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Sinais de perigo – Ex.: identifica área ou máquina que oferece perigo a pessoa, como caixas de alta tensão, lugar com produtos inflamáveis, risco de deslizamento, etc.

Sinais de aviso – Ex.: descreve norma de um local, informando que não pode ser realizada determinada tarefa.

Sinais de emergência – Ex.: é muito utilizada pela equipe da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) de toda empresa. Esse tipo de sinal aponta rotas de fuga em caso de incêndio, portas de segurança, fluxo de pessoas, orientação para setores, telefones úteis e outros.

De forma geral, a sinalização de segurança é uma extensão dos valores de uma empresa. Mostra ao seu colaborador ou visitante o quanto as normas são importantes para o grupo, e devem ser respeitadas. É a preocupação contínua com sua marca.

Como confeccionar essa sinalização?

Para atender as normas exigidas pelos órgãos de fiscalização, elabore sua sinalização de segurança com empresas que tenham o aporte necessário. Uma equipe de comunicação visual experimentada saberá atender de forma eficaz sua necessidade.

A Centeno Comunicação Visual é um exemplo de empresas desse nível. No mercado há mais de 50 anos, a Centeno atende seus clientes com o mais avançado material para sinalização industrial, sinalização de trânsito e placas de advertência.

Com técnicas de adesivagem em fotoluminescente, ou por meio de placas de aço, acrílico, PVC e alumínio, a Centeno desenvolverá a sinalização de segurança de forma competente e com qualidade.

Orçamento: [email protected]