TOLDOS, CORTINAS E COBERTURA
13 de abril de 2020
TOTEM PARA ÁLCOOL EM GEL
3 de maio de 2020

COMPRAR PLACA DE OBRA

O que é e para que serve a placa para obra

A placa para obra é um dos principais instrumentos de padronização na construção civil. Então, é essencial para profissionais da área conhecerem tudo sobre essa ferramenta da comunicação visual.

A lei 5.194/1966 regula a profissão de engenheiro, arquiteto e engenheiro-agrônomo. Nela são descritas características da atividade, direitos e deveres.

E no Artigo 16 dessa norma é mencionado o caráter obrigatório da placa de obra. De acordo com esse tópico:

Enquanto durar a execução de obras… é obrigatória a colocação e manutenção de placas visíveis e legíveis ao público…”

E não importa se a construção é pública ou privada, essa peça de comunicação deve ser instalada. Entenda mais nos próximos tópicos.

Para que serve a placa de obras?

Todos nós sabemos que um canteiro de construção civil provoca impactos na região de entorno. Mas, também é consenso que muitos desses são necessários.

A fim de minimizar algumas polêmicas com a comunidade, que está nas proximidades da área de trabalho, se informa do que se trata e quando irá acabar o erguimento, recuperação ou remodelação do imóvel, ruas, praças, etc.

Portanto, a principal função da placa de obra é informar, de maneira transparente, a população os mais importantes detalhes da construção.

Essa serventia fica ainda mais nítida quando falamos em obras que envolvem o capital público. Todas as pessoas precisam conhecer, por exemplo, o total que será gasto na empreitada e a previsão para ser finalizada.

Sem esse tipo de formalização o canteiro é penalizado, o que provocará prejuízos e possíveis atrasos do cronograma na execução do projeto.

Outro ponto que se deve salientar é que esse recurso serve para valorizar os profissionais envolvidos no trabalho. Fundamental para os responsáveis pela obra se consolidarem diante do mercado da construção civil.

O que deve constar na placa de obra?

No Art. 16 da Lei 5194/1966 é bem claro todas as informações que devem ser descritas nesse instrumento, são elas:

  • Nome do autor do projeto;
  • Nome do coautor (es) do projeto (se houver);
  • Aspectos técnicos e artísticos;
  • Nome do (s) responsável (eis) que executarão a obra.

Além disso devem ser informados todos os registros dos profissionais responsáveis (CPF, CNPJ, CREA, ART, Conselho Regional, etc.). Como também, o endereço e contatos da empresa/profissional que realizará o projeto.

Desse modo, já percebemos que pessoas com algum problema em seus registros estarão proibidas de assumir uma frente de trabalho dessa natureza.

Esses dados servem para que qualquer cidadão faça uma consulta e saiba se tudo na construção está de acordo com os quesitos legais.

O QUE DIZ O CONSELHO FEDERAL

De forma complementar, o Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) diz que ainda é necessário informar na placa:

  • Dados do projeto de arquitetura – principalmente quando na obra serão realizadas reformas ou serviços de arquitetura de interiores.
  • Dados do projeto estrutural – aqui se informa sondagem, cálculo da estrutura e fundação.
  • Serviços de instalações prediais – necessário quando se implantará sistemas elétricos e/ou hidráulicos.
  • Responsabilidade técnica – é preciso mostrar o registro do responsável técnico pela obra.
  • Prazos e valores – mas comum em placas de identificação de obras públicas, esse quesito dá transparência ao processo. A população conhece quanto essa sendo investido, e a data provável para conclusão do serviço.

Essas placas ficam do início ao fim da construção. E se sofrer degradação (antes do final), é de responsabilidade dos empreiteiros recolocar uma nova no lugar, seguindo todas as instruções da anterior.

Quem desconsidera essas orientações está passível ao pagamento de multas, que variam de acordo ao tipo de pessoa (Jurídica ou Física), e por conseguinte, o valor de referência a ser calculado.

Reincidentes pagam o dobro da sanção aplicada, e os responsáveis técnicos correm o risco da suspensão temporária de seus registros. Penalidade que pode chegar até 2 anos sem exercer a atividade.

Com instalar placas de obras?

Esse instrumento de comunicação visual é instalado num local visível, costumeiramente, na entrada do canteiro.

  1. Fabricadas em chapas galvanizadas e/ou PVC;
  2. A chapa é colocada numa estrutura de madeira ou metal  fixada no terreno;
  3. A imagem que contém as informações obrigatórias, é impressa em material resistente, (vinil ou lona) para suportar calor e umidade.
  4. A estrutura da imagem é montada previamente, e pode constar detalhes da identidade visual da empresa responsável pelo canteiro (logomarca, cores, etc.).

O tamanho e formato da placa fica ao critério da construtora, mas desde que atenda o limite mínimo mencionado acima. Quem busca unir propaganda ao letreiro, pode confeccionar grandes placas retangulares.

Escolhida as dimensões, a etapa de fixação é a seguinte. É essencial definir uma área plana e instalar a estrutura seguindo todas as normas de segurança necessárias, para evitar que a peça caia, por exemplo.

Benefícios da placa de identificação de obra

O competitivo e rígido mercado da construção civil exige que todos cumpram as determinações legais, e somente assim participar de licitações e outras concorrências.

Por isso, empresas que investem na confecção de placas de identificação de obras e ficam um passo a frente das demais. Entendem, que melhoram suas imagens diante do grande público e dos principais contratantes.

Também estarão livres de sanções, e garantirão que todo planejamento do canteiro será cumprido. Afastando qualquer risco de prejuízo.

Para atender essa exigência do segmento, escolha a Centeno Comunicação Visual para confeccionar sua placa de obra. Estamos há décadas no mercado, e utilizamos os melhores materiais para produzir esse tipo de instrumento.

Centeno Comunicação Visual

Soluções para pequenas, médias e grandes empresas

COMPRAR PLACA DE OBRA

Fone fixo: 3475.5044 / 3077.5040

Veja mais em: http://centenodigital.blogspot.com.br/

Muito mais: http://www.centenodigital.com/

Email: [email protected]

Tags:

placa de obra arquiteto – engenheiro – cau/rs – CONSTRUTORA – residencial – comercial -tamanho – CREA – ABNT – engenharia – sinalização – OBRA – tapume – canoas – porto alegre – banrisul – itau – santander – governo estadual – governo federal – chapa – placa chapa galvanizada – placa em lona

1 Comment

  1. Rafael Silveira disse:

    Baixei o modelo da placa de obra
    Tudo certo

    Muito obrigado

    Entrarei em contato para a fabricação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escanear o código